Todo animalzinho de estimação adora passear com o tutor em parques, praças ou praias. Esse é o momento em que ele se distrai, fortalece as patinhas e ainda gasta um pouquinho das unhas. Após o passeio, você já notou o seu cachorro lambendo a pata? Se você já reparou nessa atitude em alguma ocasião, algo de errado pode estar acontecendo.

Sim, cachorro se lambendo pode significar um problema maior do que você imaginou alguma vez. Afinal, nos pequenos atos, é possível entender pelo que o seu animalzinho está passado. Na maioria das vezes, quando o cachorro está mordendo a pata, pode significar que está com algum machucado na região ou questões psicológicas e emocionais como ansiedade e estresse. Apesar de parecer um hábito normal, isso pode trazer diversos problemas para a saúde. Por esse motivo, é muito importante saber a causa dessa prática e evitá-la ao máximo.

Por mais comum que seja um cachorro lambendo a pata, preste atenção se isso está acontecendo com uma frequência maior que o normal. Isso porque, quando o pet passa a língua por muitas vezes nas patinhas, elas ficam mais úmidas, podendo acumular fungos.

Algumas dicas evitam o cachorro lambendo a pata constantemente como escolher horários mais frescos para passear com o seu pet como exemplo: início do dia e final de tarde é um dos primeiros passos de como cuidar da pata de cachorro. Além disso, antes da atividade, vale verificar a temperatura do chão. Se estiver muito quente, melhor deixar a caminhada para outra hora. Uma dica é colocar a mão no chão para testar a temperatura.

Agora, se perceber que o seu cãozinho tem esse hábito por estresse ou ansiedade, o ideal é sempre planejar brincadeiras e atividades para ele gastar toda a sua energia e se divertir ao seu lado. Caso isso esteja interferindo na saúde, leve-o ao veterinário para uma consulta.

Quando essa prática for devido à infestação de algum parasita, o mais recomendado é sempre procurar um veterinário. Ele recomendará os melhores medicamentos para essa ocasião.