INTRODUÇÃO

A saúde dos nossos pets é muito importante, por isso temos que estar atentos para a prevenção das doenças renais em pets. Cães e gatos podem ser afetados com complicações nos rins e o tratamento precoce é fundamental para cura.

As espécies felinas e caninas estão mais expostas a Insuficiência Renal Aguda (IRA), que ocasiona a perda da função renal e causa a redução na taxa de filtração glomerular (medida padrão de avaliação da função renal).

A doença renal crônica pode surgir em qualquer estágio da vida do animal, independentemente da idade. Porém, pets idosos são mais suscetíveis devido ao processo de envelhecimento.

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

Entre a lista de sintomas mais comuns estão o aumento da sede, mau hálito, diminuição do apetite, perda de peso e vômitos. Os sintomas têm menor frequência no início e podem passar despercebidos no começo da doença.

Em caso do aparecimento de qualquer sintoma listado acima, é recomendado a ida imediata ao veterinário para que seja feita uma checagem completa do animal com exame de sangue e de imagem.

A hemodiálise, que auxilia na filtragem do sangue, é um dos tratamentos mais comuns para esse tipo de doença que, em alguns estágios mais avançados, pode haver a necessidade de um transplante.

Exames realizados para diagnóstico de doenças renais:

  • Creatinina
  • SDMA
  • Ultrassom
  • Ureia

Como prevenir esse tipo de doença no meu pet?

Outro ponto importante que muitos tutores não sabem é que o cuidado com a infestação de pulgas e carrapatos também é fundamental para auxiliar no combate a doenças que causam danos aos rins.

Além disso, a boa alimentação acompanhada da visita médica e manter o pet ativo com brincadeiras e passeios, também são métodos de prevenção não só para doenças renais como várias outras enfermidades.