Publicações
Os cães aprendem comportamentos de outros cães?
Você acabou de adotar um novo cachorrinho e percebeu que ele está começando a se comportar como o cachorro mais velho da sua casa. Em alguns aspectos, é bom e, em outros, é ruim – afinal, nenhum cachorro é perfeito.
Você pode estar se perguntando se isso é normal. Os filhotes aprendem com os cães mais velhos? Os cães da mesma idade aprendem uns com os outros? E, se a resposta for sim, você pode treinar dois ou mais cães para agirem melhor ao mesmo tempo?
Ao descobrir as respostas a essas perguntas, você pode tornar sua vida muito mais fácil se tiver problemas com o treinamento de cães em casa.
Os cães aprendem com outros cães?
O fato é que os cães aprendem com outros cães. Os cães ensinam comportamentos uns aos outros, sejam esses comportamentos “bons” ou “maus”. Não importa se você traz um cão adulto ou um filhote para sua casa – o novo filhote aprenderá com o que você já tem. Os comportamentos coordenados de grupo que os cães usam para modelar seu comportamento um após o outro são chamados de comportamentos alelomiméticos.
Se você tem um cachorro novo em casa, eles aprenderão muitas coisas com o cachorro que está com você há algum tempo. Você pode notar que seu novo cão parece respeitar o seu outro cão. Ele seguirá seu outro cão pela casa, acariciará com ele e geralmente imitará seu comportamento, seja ele positivo ou negativo. No entanto, pode ser extremamente útil quando se trata de treinar seu novo cão e acostumá-lo com sua casa.
Superando medos
Os cães podem ensinar uns aos outros a superar os medos, demonstrando que algo é seguro. Por exemplo, se o seu cachorro tem medo de entrar no carro, mas vê seu outro cachorro fazer isso com facilidade, ele pode segui-lo até o carro.
Aprendendo onde fazer as necessidades
Um dos principais componentes do treinamento canino é fazer com que ele vá ao banheiro do lado de fora. Ele pode estar com medo de sair ou não saber que precisa fazer suas necessidades fora de casa. Se o seu outro cão correr para fora para fazer xixi ou cocô e / ou estiver ansioso para dar um passeio, o seu novo cão também estará.
Sentar e outras dicas de obediência
Digamos que você treinou seu único cão para sentar antes de receber uma guloseima; seu novo cão verá seu outro cão sentado e então fará o mesmo. Seu novo cão também pode ver seu cão mais velho quieto debaixo da mesa enquanto você come e sendo recompensado com comida, então ele provavelmente irá imitar esse comportamento para obter essa recompensa também. Claro, cada cão é diferente, então nunca é 100% certo que o novo cão aprenderá apenas observando o primeiro cão. Seja paciente com seu novo cão enquanto ele está aprendendo.
Aprendendo comportamentos indesejáveis
Os cães também podem aprender comportamentos indesejáveis uns com os outros. Por exemplo, filhotes podem se tornar possessivos com sua comida e brinquedos se virem cães mais velhos fazendo o mesmo. Se isso acontecer, é um bom momento para chamar um treinador ou comprometer-se a fazer uma quantidade significativa de treinamento sozinho. Um cão que se comportava mal pode ter sido tolerável antes, mas agora que você tem dois, isso se tornou um problema real.
Treinando os dois cães
Felizmente, os comportamentos alelomiméticos podem funcionar a seu favor. Se você deseja treinar os dois cães para se comportarem de maneiras mais desejáveis, o cão mais novo provavelmente seguirá as dicas do cão mais estabelecido.
Certifique-se de usar apenas o treinamento de reforço positivo , porque o reforço negativo não funciona com cães e pode se aventurar em um território antiético. Por exemplo, se você está ensinando um cachorrinho a fazer xixi lá fora, diga “bom menino!” ou algo parecido sempre que fizer xixi ao ar livre, recompense-o com uma guloseima que ele adore. Não grite com ele quando ele fizer xixi dentro de casa ou enfiar o rosto no xixi.
Se você está tentando ensinar os dois cães a sentar antes de pularem no carro, comece com o mais velho dizendo-lhe para se sentar antes de entrar no veículo, dê-lhe uma guloseima e diga “vá em frente”.
Você deseja que seus cães não o temam, e sim respeitem, e o reforço positivo ajudará a atingir esse objetivo.
Os cães podem sentir as emoções humanas
Os cães também imitam os humanos de algumas maneiras. Se você tem um ambiente doméstico barulhento, turbulento ou estressante, seu cão pode agir de maneira indesejável . Os cães são excelentes observadores dos humanos – eles captam nossas emoções e muitas vezes as adotam como se fossem suas. Os cães sabem quando estamos com raiva e isso pode estressá-los. Se o seu cão está repentinamente agindo de maneiras indesejáveis, avalie o ambiente dele e o que tem acontecido na casa recentemente. Você pode ser capaz de fazer mudanças em seu ambiente para torná-lo mais pacífico e / ou exercitá-los mais e fornecer-lhes mais estímulos mentais.
Os cães refletem o comportamento de outros cães, seja um comportamento “bom” ou “mau”. Mas com algum treinamento de reforço positivo, você pode fazer com que ambos os cães se comportem bem e tenham um ambiente geral mais agradável em casa.