Publicações
Um guia para definição de metas
Você faz resoluções no início de cada ano? As resoluções podem ser ferramentas poderosas. Na verdade, elas podem ajudá-lo a levar sua empresa para o próximo nível. O problema é que, depois de fazer uma resolução, você tem que trabalhar para torná-la realidade.
Se você quer ação, você precisa de um plano de ação. O estabelecimento de metas é a melhor maneira que conheço de transformar resoluções elevadas em resultados financeiros. A pesquisa mostra que quando os empreendedores definem metas mensuráveis para si mesmos, eles estão mais dispostos a alcançá-las.
Quando você se engaja no estabelecimento de metas verdadeiras, você define seus objetivos em termos pragmáticos e mensuráveis. Você também precisa identificar os recursos, tempo e fundos que precisará investir para obtê-los. É assim que você desenvolve planos de ação. Depois de saber para onde deseja ir, a próxima etapa é descobrir como chegará lá e quanto deseja gastar na viagem.
Use o sistema SMART
Quando se trata de definição de metas, o sistema SMART é simples, prático e realiza o trabalho. Cada meta deve ser definida de forma que atenda aos seguintes critérios:
S – específico (specific)
M – Mensurável (measurable)
A – alcançável (achievable)
R – realista (realistic)
T – Temporal (timely)
Específico, alcançável e realista – certifique-se de que seus objetivos sejam concretos, concisos e alcançáveis. Em vez de “quero ganhar muito mais dinheiro este ano”, especifique: “quero aumentar minhas receitas em X por cento (uma quantia realista) até o final do ano”.
Mensurável – enquadre seus objetivos de forma que você possa medir seu progresso. Por exemplo, planeje medir as receitas mensais ou trimestrais em relação aos números do ano passado – algo que você deveria fazer independentemente da sua meta.
Oportuno – Dê a si mesmo um prazo razoável para atingir seu objetivo. Em seguida, divida-o em incrementos menores de curto prazo. Realisticamente, você pode não atingir esse aumento de X por cento no início do ano, mas pode trabalhar para alcançá-lo. Divida sua meta de aumento percentual em incrementos mensais ou trimestrais que permitem que você aproveite seu impulso. Isso produz metas mensuráveis, atingíveis e de curto prazo a serem perseguidas.
Registre suas metas e planos de ação no papel. Quer você os escreva ou digite, o próprio ato de registrá-los o ajudará a concretizar suas idéias. Assim que seus planos forem concluídos, você terá um roteiro detalhado com instruções a seguir.
Reveja suas metas e planos regularmente. Marque uma consulta mensal com você mesmo, se for necessário. Isso ajudará a mantê-lo no caminho certo com o passar do tempo.
Além disso, tome cuidado com os objetivos grandes, cabeludos e audaciosos. Metas super ambiciosas são ótimas quando se trata de planejamento e tomada de decisões de longo prazo, mas não se prestam ao estabelecimento de metas. Concentre-se em metas que você possa alcançar de forma realista durante o ano.
É fácil fazer resoluções, mas é difícil torná-las realidade. Não é à toa que alguns empreendedores fazem as mesmas resoluções todos os anos, sem nunca alcançá-las. Não se deixe cair nesse grupo. Este ano, decida definir metas e planos de ação SMART.