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Como empreender sendo um veterinário?
Hoje, o mercado pet é um dos melhores para se investir, principalmente porque o Brasil é o segundo país com mais animais domésticos do mundo. Os dados da ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) também mostram que o país é um dos que mais faturam neste segmento. Afinal, todos querem o melhor para a saúde de seus filhotes. Para se destacar nessa área e se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso muito planejamento e estar conectado com os melhores profissionais do mercado.
Ter um roteiro bem planejado irá te ajudar nesta jornada, como por exemplo, ter um bom plano de negócios. É preciso saber dados importantes sobre o mercado de veterinária. Elenque quais serão os produtos e serviços que você irá oferecer para o seu público e quais pessoas você deseja atingir. Após isso, coloque no papel as principais maneiras de gerar receitas, estratégias de marketing e a comunicação que você utilizará a curto, médio e longo prazo.
Neste documento também é importante ter a localização do seu ponto de atuação, uma previsão de gastos e receitas mensais, os investimentos que serão necessários para a abertura desta empresa, os diferenciais que a sua marca terá em relação com os seus concorrentes e até a sua missão como empresa.
Para se tornar um bom empreendedor, principalmente no ramo da veterinária, em que há muitos concorrentes, é preciso focar em pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença e oferecer uma experiência completamente diferente para o seu público-alvo. Essa experiência vai desde estar atento às principais novidades do mercado e oferecer produtos que são tendência, como ter um atendimento impecável e cativante e que acima de tudo facilite a vida dos donos de pet.
Criar um relacionamento de confiança com os donos irá ser um ponto extremamente decisivo para o sucesso do seu negócio. Principalmente porque hoje as pessoas colocam as necessidades de saúde, bem-estar e beleza de seus animais de estimação como prioridades tão importantes como a educação de seus filhos. Quando você capta as necessidades de cada animal e personaliza o atendimento, cria mas chances de manter esse cliente no seu negócio. Esse carinho e suporte deve acontecer entre toda a equipe. Por isso, invista em treinamentos que vão gerar conhecimento sobre cada espécie de animal e como a diferença entre cada um pode ser útil para gerar uma aproximação melhor com o tutor destes pets.
Ter uma boa rede de fornecedores e profissionais que podem atuar de forma complementar ao seu trabalho também é importante para você estar sempre por dentro de grandes novidades. Assim, além de capacitações e especializações que são importantes para o desenvolvimento da sua função como médico veterinário, não tenha medo de criar uma boa rede de networking, até para a criação de boas parcerias com oportunidades promocionais imperdíveis.
Vitapet Brasil
Que tal ser o próximo empreendedor do mercado pet? A Vitalpet é uma operadora de plano de saúde para animais domésticos que atende na Bahia, São Paulo, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do sul. O plano de saúde veterinário atua no mercado desde 2011 e é registrado no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) facilitando a vida de tutores de animais de estimação com uma rede cadastrada para o apoio em emergências e problemas de saúde animal. Com investimentos a partir de R$20 mil reais, você pode ter retorno em menos de dois anos.