Publicações
Você é alérgico ao seu animal de estimação?
Você é alérgico ao seu animal de estimação? Respire fundo – você ainda pode manter seu companheiro animal!
Embora muitas pessoas tenham descoberto os efeitos benéficos de cuidar de um amigo peludo, permanece o fato de que aproximadamente 15 a 20% da população é alérgica a animais. O resultado? Inúmeros pais de estimação em situações infelizes e insalubres – e seus amados animais de estimação são a causa! Alérgeno é o termo médico para a substância real que causa uma reação alérgica. Tocar ou inalar alérgenos leva a reações em indivíduos alérgicos. Os sintomas podem incluir olhos vermelhos e coceira e lacrimejamento; espirros; tosse; coceira ou dor de garganta; coceira na pele, e mais grave de tudo, dificuldade em respirar.
Os alérgenos mais comuns para animais de estimação são proteínas encontradas em sua caspa (escamas de pele velha que são constantemente eliminadas por um animal), saliva, urina e células sebáceas. Qualquer animal pode desencadear uma resposta alérgica, mas os gatos são os culpados mais comuns. As pessoas também podem se tornar alérgicas a animais exóticos, como furões, porquinhos-da-índia, pássaros, coelhos e roedores. Não há espécies ou raças às quais os humanos não possam desenvolver alergias. O comprimento e o tipo de pêlo não afetarão ou impedirão alergias. Certos animais de estimação podem ser menos irritantes do que outros para aqueles que sofrem de alergias, mas isso é estritamente individual e não pode ser previsto.
Uma vez feito o diagnóstico de alergia a um animal de estimação, o médico geralmente recomenda a eliminação do animal de companhia do ambiente. De partir o coração? Sim. Absolutamente necessário? Nem sempre. Lembre-se de que a maioria das pessoas é alérgica a várias coisas além de animais de estimação, como ácaros, bolores e polens, que podem ser encontrados em casa. Os sintomas alérgicos resultam da carga cumulativa total de alérgenos. Isso significa que, se você eliminar alguns dos outros alérgenos, talvez não precise se livrar do seu animal de estimação. (Inversamente, se você decidir remover seu animal de estimação de sua casa, isso poderá não resolver seus problemas imediatamente.) Você também deve estar preparado para investir o tempo e o esforço necessários para descontaminar seu ambiente doméstico, limitar a exposição futura a alérgenos e procurar um médico. quem trabalhará com você. Leia para obter dicas úteis:
Melhorando o ambiente imediato
- Crie uma sala livre de alérgenos. Um quarto é geralmente a melhor e mais prática opção. Ao impedir que seu animal de estimação entre nesta sala, você pode garantir pelo menos oito horas de liberdade dos alérgenos todas as noites. É uma boa ideia usar roupas de cama e travesseiros hipoalergênicos.
Limite de tecidos. Os alérgenos se acumulam em tapetes, cortinas e estofados, então faça o possível para limitar ou eliminá-los de sua casa. Se você optar por manter alguns tecidos, limpe-os com vapor regularmente. Móveis cobertos de algodão são a escolha mais inteligente, e persianas laváveis ou persianas fazem bons tratamentos para as janelas. Você também pode cobrir os móveis com lençóis ou cobertores, que podem ser removidos e lavados regularmente.
Aspire com freqüência usando um vácuo equipado com um filtro HEPA (filtro de partículas de alta eficiência) ou uma bolsa eletrostática descartável. Outros tipos de bolsas permitirão que os alérgenos saiam do vácuo. - Instale um purificador de ar equipado com um filtro HEPA. Nossas casas modernas e eficientes em termos de energia bloqueiam o ar carregado de alérgenos, por isso é inteligente deixar um pouco de ar fresco diariamente.
- Use sprays de quarto antialérgicos. Esses sprays desativam os alérgenos, tornando-os inofensivos. Peça ao seu alergista uma recomendação do produto.
- Limpe a caixa de areia com freqüência. Use enchimento com pouco pó e sem perfume. Areia granulada à base de argila é uma boa escolha.
- Limpar a poeira regularmente. Limpar as paredes também reduzirá os alérgenos.
- Invista em roupas de cama laváveis e gaiolas que podem ser limpas com frequência e facilidade.
Descontaminar seu animal de estimação
- Banhe seu animal de estimação pelo menos uma vez por semana. Seu veterinário pode recomendar um shampoo que não resseca a pele. O banho trabalha para lavar os alérgenos que se acumulam no pelo de um animal.
- Limpe seu animal de estimação com um produto formulado para evitar a formação de pelos e descamação no ambiente. Peça ao seu veterinário que sugira um que seja seguro para uso em animais que se cuidam.
- Observe qualquer sintoma de dermatite exibido pelo seu pet. Dermatite muitas vezes leva à pele acelerada e derramamento de pele, o que aumentará sua exposição a alérgenos.
Escove ou penteie seu animal de estimação com frequência. É melhor fazer isso ao ar livre, se possível.
Cuide-se
- Se possível, peça a alguém que não seja você que faça a limpeza da casa, o trabalho da caixa de areia e a lavagem, limpeza e escovação de animais. Se você precisar limpar a casa ou trocar a cama, não deixe de usar uma máscara de poeira.
- Lave as mãos após manusear o animal de companhia e antes de tocar em seu rosto. As áreas ao redor do nariz e dos olhos são particularmente sensíveis aos alérgenos.
- Designe uma “roupa de pet” dentre suas roupas mais facilmente lavadas. Use-o quando estiver brincando ou abraçando seu companheiro, e você deixará outras roupas sem contaminação
- Procure um médico, de preferência um especialista em alergias, que garantirá que seu animal de estimação seja a causa de suas alergias e ajudará a aliviar seus sintomas. Medicamentos e imunoterapia (injeções dessensibilizantes) geralmente permitem que você e seu animal de companhia permaneçam felizes juntos para sempre.