Publicações
Enquanto sarnento é um termo usado para descrever animais com saúde debilitada, sarna é um tipo de doença de pele em cães causada por uma variedade de parasitas. Existem numerosos ectoparasitas que podem causar doenças de pele em cães, mas a sarna geralmente se refere a duas espécies principais de ácaros: Demodex e Sarcoptes spp .
Saiba os 5 passos para detectar a sarna em cães
1- O que são sarnas?
2- Quais as espécies existentes?
3- Entenda as classificações de sarna demodécica
4- Como a Sarna canina é transmitida?
5- Sinais clínicos associados a Sarna
1- O que são sarnas (Ácaros Demodéticos)?
A demodicose (também conhecida como sarna demodécica ou sarna vermelha) é causada por várias espécies de ácaros Demodex. Os ácaros Demodex são espécies específicas, o que significa que não são contagiosos entre outros cães ou entre cães e humanos.
2- Quais as espécies existentes?
Existem duas espécies principais de Demodex:
- Demodex canis, que é um ácaro folicular.
- Demodex injai, que é mais superficial e afeta as glândulas sebáceas.Classificações de Mange Demodécica. Os ácaros Demodex são considerados uma parte normal da fauna da pele, o que significa que todos os cães os possuem, mas apenas alguns cães terão proliferação anormal.
3- Entenda as classificações de sarna demodécica:
A demodicose localizada é mais comumente observada em cães jovens e resulta em várias (6 ou menos) pequenas áreas de perda de cabelo que estão inflamadas, mas geralmente não coçam.
Essas lesões são mais comuns na face e nos membros e se resolvem espontaneamente e raramente precisam de tratamento.
A demodicose generalizada resulta em mais de seis lesões que afetam uma região do corpo inteiro, como rosto, canais auditivos ou patas.
A demodicose juvenil geralmente ocorre em cães com menos de dois anos de idade. Os sintomas podem incluir: queda de cabelo, comedões (cabeças pretas), descamação, pododermatite (inflamação das patas), otite (inflamação das orelhas), linfadenopatia (aumento dos gânglios linfáticos), foliculite (inflamação dos folículos capilares), furunculose (ruptura dos folículos capilares) e formação de crostas.
O prurido (coceira) geralmente só está presente se houver infecção secundária.
Demodicose de início adulto tem os mesmos sinais clínicos que a cepa juvenil, mas ocorre em cães com mais de 2 anos de idade sem histórico de demodicose juvenil.
Essa condição pode ser um sinal de doenças subjacentes, como hipotireoidismo, doença de Cushing ou câncer.
Cães mais velhos com diagnóstico de demodicose geralmente precisam de um exame mais completo por um veterinário.
Para diagnosticar os ácaros Demodex, seu veterinário precisará fazer uma raspagem profunda da pele.
Esses ácaros são microscópicos, então você não será capaz de vê-los a olho nu.
Existem várias opções de tratamento, muitas das quais incluem os medicamentos antiparasitários usados para a prevenção de pulgas e carrapatos. A melhor opção será baseada na saúde geral e na raça do seu cão.
4- Como a Sarna canina é transmitida?
A sarna canina (também conhecida como sarna sarcóptica) é uma doença cutânea não sazonal causada por ácaros microscópicos, cientificamente conhecidos como Sarcoptes scabiei var. canis .
Esses ácaros são normalmente apanhados de outros cães ou gatos infectados (em ambientes de embarque ou tosa e parques para cães), do contato direto com portadores de animais selvagens (coiotes, raposas) ou de ambientes externos infectados.
Os ácaros Sarcoptes podem ser contagiosos para outros animais da casa e são zoonóticos, o que significa que também podem afetar humanos.
5- Sinais clínicos associados a Sarna
Os sinais clínicos comuns associados à sarna sarcóptica são coceira intensa e implacável. As áreas da pele mais comumente afetadas são as orelhas, abdome ventral, jarretes, cotovelos e pés.
As lesões comuns incluem crostas, inchaços vermelhos, queda de cabelo e, frequentemente, sinais associados a autotrauma, como sangramento e formação de crostas.
Normalmente, a coceira e as lesões começam 3-4 semanas após a exposição. Os cães com sarna sarcóptica geralmente não respondem ou respondem menos às terapias direcionadas ao controle da coceira.
O diagnóstico requer arranhões na pele para descobrir esses ácaros, embora sejam muito mais difíceis de encontrar do que a variedade Demodex.
Em alguns casos, se a suspeita clínica for alta, um veterinário pode sugerir o tratamento experimental, embora o nível de coceira possa aumentar mesmo após o início do tratamento.
Existem muitas opções de tratamento para a sarna sarcóptica, que são semelhantes aos medicamentos usados para tratar pulgas e carrapatos.
Em última análise, a maioria dos casos de verdadeira “sarna” são muito tratáveis. No entanto, existem muitas outras doenças de pele que imitam a aparência da sarna, como as alergias alimentares e ambientais.
Um exame completo com arranhões na pele é sempre recomendado se você suspeitar que seu cão sofre de sarna.
Agora você está por dentro de todos os cuidados referentes a sarnas, aproveite e baixe o nosso ebook -Como Proteger o Cão de Carrapatos.
Lembre-se de fazer consultas periódicas ao veterinário para avaliação é fundamental. Aproveite e conheça os nossos planos que contam com clínicas especializadas em todos os segmentos veterinários em nossa rede de clínicas.
Se você gostou desse artigo, aproveita e segue a gente para acompanhar as nossas dicas @vitalpetbrasil